SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Rio vai sediar megaevento de artes plásticas


Entre as atrações está espaço com curadoria de Julieta Gonzalez, da Tate Modern, de Londres, com produções de artistas nacionais e estrangeiros

Não só uma grande feira de negócios com foco em artes plásticas, não só uma megaexposição de trabalhos de nomes renomados do cenário internacional. Mas um evento que pretende se firmar como o maior do setor de artes no Brasil, mantendo uma programação de diversas ações em toda a cidade.
A Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro (ArtRio) acontece de 8 a 11 de setembro, ocupando dois pavilhões do Píer Mauá, centro da cidade, com a presença de cerca de oitenta galerias – sendo metade delas estrangeira. São esperadas para esta primeira edição mais de 20 mil visitantes, entre eles colecionadores, marchands, jornalistas e apreciadores que poderão adquirir diversos formatos de arte moderna e contemporânea, entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias e vídeos.
Visitas guiadas, espaço dedicado a publicações de arte, palestras e debates também fazem parte da programação do evento. Os organizadores esperam que este seja também “um importante estímulo para a formação de novos artistas e colecionadores”.

Intercâmbio cultural
Os empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho se associaram às idealizadoras do evento, a artista plástica Brenda Valansi Osorio e a jornalista Elisangela Valadares, para a realização do projeto, que prevê intervenções urbanas, visitas guiadas, oficinas e a construção de um portal online permanente de arte contemporânea. “Queremos inserir o Rio de Janeiro no mercado de arte internacional e desenvolver um intercâmbio cultural. As pessoas terão a oportunidade de conferir obras de Picasso, Volpi, John Baldessari, Lygia Clark, Helio Oiticica, Waltercio Caldas, Carlos Vergara e outros artistas consagrados”, afirma Elisangela.
Em um dos armazéns ficarão as galerias contemporâneas e no outro as mais modernas. Segundo dados da organização do evento, haverá ainda um espaço voltado para a projeção de vídeos de arte, com curadoria de Alberto Saraiva, além de palestras e oficina para crianças administrada por Daniel Azulay.
Renomados espaços internacionais, como Tristian Koenig (da Austrália), Mario Sequeira (de Portugal), Crone (da Alemanha), Bendana-Pinel (da França) e Magnan Metz (dos Estados Unidos) já confirmaram presença. Entre as galerias brasileiras participarão A Gentil Carioca, Silvia Cintra + Box 4, Anita Schwartz, entre outras.
SERVIÇO:
De 8 a 11 de setembro
Píer Mauá (Armazéns 2 e 3) – Av Rodrigues Alves, 10. Centro, RJ
Das 12h às 20h
Ingressos: R$ 30 (inteira)
Tel. (21) 3140-0171


Fonte: IG

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }