SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Para Fernando Claussen, neste dia especial! As 10 cachoeiras mais altas do mundo! Aprecie!


shiraito As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Cachoeira de Shiraito, na província de Shizuoka, Japão.Pertinho de casa…
Segundo a Wikipedia:
As Cachoeiras ou Quedas de água são normalmente formações geológicas a partir da água, que muitas vezes aparecem na forma de corrente, e cujos cursos de água correm por cima de uma rocha de composição resistente à corrosão, formando uma súbita quebra na vertical.
Algumas cachoeiras formam-se em ambientes de montanha onde a corrosão é rápida e os cursos da corrente podem estar sujeitos a modificações súbitas e catastróficas. Quando assim acontece, a queda de água pode não ser o produto final de muitos anos da ação da água numa região, mas sim o resultado de processos geológicos relativamente imprevisíveis, tais como falhas no impulso ou pela ação vulcânica.
Apresentamos aqui, as 10 mais altas cachoeiras do mundo.
10. Ramnefjells Falls (Ramnefjellsfossen)
cascata10 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Localizada na Noruega, a cachoeira de Ramnefjellsfossen é composta por uma série de cascatas, a mais alta medindo 600 metros.Entretanto, se forem consideradas as cascatas menores do final do glaciar Ramnefjellsbreen e as outras abaixo do ponto principal, ela passa a ter 818 metros.
Devido ao pequeno fluxo de água que vem do glaciar Jostedal, ela nunca foi usada com propósitos hidrelétricos, como outras cachoeiras da Noruega.
9. Kukenam Falls
cascata91 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Também conhecida como Cuquenan esta cachoeira tem a maior queda ininterrupta do mundo.Localizada em Salto, na fronteira da Guiana com a Venezuela, ela é famosa por seu salto de 610 metros.
A cachoeira inicia sua jornada à 2627 metros, no alto da montanha Kukenaam lançando-se sobre Kukenan Tepui e despencando no rio Arabopo, no planalto de Cuquenan.
8. Lang Falls (Langfoss)
cascata81 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Em Horadland, no oeste da Noruega, encontra-se a cachoeira de Langfoss, uma cascata com 612 metros de altura que cai no fiorde Åkrafjorden.
A rota européia E134 percorre a base da cachoeira e muitas pessoas param para tirar fotos  ou apenas para admirar a beleza da paisagem local.Talvez essa a razão pela qual ela é conhecida como a mais bela cachoeira do mundo.
7. Alfred Creek Falls
cascata7 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Alfred Creek é uma das maiores cachoeiras da América do Norte.Ela parte do glaciar Alfred e desce por uma parede de 700 metros até bater num enorme aluvião.
6. Kjerag Waterfalls (Kjeragfossen)
cascata6 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Kjerag é uma montanha norueguesa localizada em Lysefjorden, na região de Rogaland.A montanha é famosa por causa de uma pedra presa em uma de suas fendas e também pela altíssima queda d’água de 715 metros de altura.
5. Mana’wai’nui Falls
cascata5 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Em Maui, no Havaí está a cachoeira Mana’wai’nui que, na língua nativa dos havaianos, significa algo como “águas impetuosas”, isso porque durante a estação das chuvas formam-se 25 quedas segmentadas, que caem por 719 metros.
4. Ølmäa Falls (Ølmäafossen)
cascata4 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Em Rauma, na província de Møre Og Romsdal, também na Noruega, encontra-se mais uma espetacular cachoeira do continente europeu.Estranhamente ela não possui um nome oficial e o nome Ølmäafossen, é usado apenas em conversas.
A água vem de um pequeno glaciar no planalto de Romsdalen e cai lentamente por 720 metros.
3. Monge Falls (Mongefossen)
cascata3 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
Mongefossen é a mais alta cachoeira da Noruega e também da Europa e sua extensão total é estimada em 773 metros.A maior parte da água é utilizada para a produção de energia elétrica, razão pela qual ela é seca na maior parte do ano, a não ser no período do grande degelo da neve, entre meados da primavera e meados do verão.
2. Waihilau Falls
cascata2 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
No grande vale de Waiman, no Havaí, encontra-se a segunda maior cachoeira do mundo, com uma queda estimada em 792 metros.Essa região foi abandonada em 1940 e tornou-se uma das poucas regiões inalteradas do arquipélago havaiano.
1. Angel Falls
cascata11 As 10 Cachoeiras Mais Altas do Mundo
A mais alta cachoeira do mundo, com um total de 979 metros de altura e um enorme salto direto de 807 metros está localizada no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela.
O primeiro a descobrir a gigantesca queda d’água foi Ernesto de Santa Cruz, em 1912, mas ele não divulgou sua descoberta.
Ela permaneceu desconhecida até 1933, quando o piloto Jimmy Angel avistou-a pela primeira vez.Em seu retorno a região, em 1937, o piloto danificou seu avião numa tentativa de pouso e, ele, sua esposa e mais dois companheiros de viagem foram forçados a descer a montanha caminhando.Eles levaram 11 dias para conseguir voltar à civilização e a aventura ficou famosa pelo mundo todo.Desde então, a cachoeira ficou conhecida como “Angel Falls”.
[Fonte: Bocaberta; www.cmmcturismo.com.br]

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }