SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Festa Literária de Paraty presta homenagem a Oswald de Andrade



Nascido em 1890, ele é responsável pelo Manifesto Antropófago. Também participou da Semana de Arte Moderna de 1922, que escandalizou a conservadora sociedade da época.



A Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, deste ano homenageia um dos responsáveis por um movimento que produziu impacto profundo na cultura brasileira.
Em uma ponta charmosa do Litoral Fluminense, bem perto do estado de São Paulo, pela primeira vez, um autor paulista é o grande homenageado da Flip.
O escritor Oswald de Andrade nasceu em 1890. Nos anos 20, quando o movimento cultural no Brasil ainda era muito ligado ao que se produzia na Europa, Oswald percebeu que a nossa riqueza de culturas, a mistura de povos era uma vantagem a ser explorada na renovação das artes.
Na busca criativa e bem humorada de uma identidade brasileira criou o Manifesto Antropófago. Oswald acreditava que a cultura europeia deveria ser comida, digerida e devolvida com tempero brasileiro.
“Oswald de Andrade era uma personalidade poderosa, além de ser um grande escrito, de modo que impôs de certa maneira, certas coisas do modernismo”.

Na São Paulo de 1922, Oswald, com amigos como os poetas Mário de Andrade e Manuel Bandeira e o pintor Di Cavalcanti participaram da Semana de Arte Moderna.

Oswald de Andrade morreu em 1954, sem receber o reconhecimento que merecia. Mas depois, foi considerado um homem que estava à frente do seu tempo, dono de uma antena capaz de captar ideias que hoje fazem parte da nossa realidade.
Deixou herdeiros no teatro. O tropicalismo também é considerado consequência destas ideias que transformaram a cultura brasileira: “O que ele estava falando era para o século XXI. Se ele ainda está por ai, a energia cósmica, quântica, os átomos de Oswald estiverem por ai, eu espero que eles estejam em cada um desses meninos que estão aqui vendo a obra dele”, afirma a filha do escritor, Marília Andrade.
 Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }