SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

80 anos de João Gilberto

Prefeitura de Juazeiro (BA) busca apoio do MinC para homenagem ao compositor nascido na cidade
No dia 10 de junho o cantor e compositor João Gilberto, um dos criadores do gênero musical que une características do jazz norte-americano com o samba-canção brasileiro – a Bossa Nova – completa 80 anos de vida. Para comemorar a data, a prefeitura do município baiano de Juazeiro (cidade natal do músico) está preparando uma grande festa em sua homenagem.
João Gilberto possui um estilo suave de cantar, com as palavras bem pronunciadas e um violão primoroso, logo tornou-se um dos ícones da Bossa Nova no Brasil. Juntamente com o músico Tom Jobim, ele foi um dos grandes divulgadores do gênero musical no exterior e chegou a influenciar músicos consagrados do jazz norte-americano, nos anos 50.
Até hoje a Bossa Nova continua viva em todo o mundo e é considerada como um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros. Entre os dia 8 e 12 de junho Juazeiro vai comemorar a data com oficinas musicais, exposições, fórum de debates, exibição de documentários, palestras e shows.
Apoio
Em busca de apoio para a realização da homenagem, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, e o secretário municipal da Igualdade, Ação Social e Cultura, Crisóstomo Antônio Lima, acompanhados do deputado Daniel Almeida (PcdoB/BA) estiveram reunidos com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, na manhã desta quarta-feira, em Brasília. O coordenador de Assuntos Parlamentares do Ministérioo da Cultura (MinC), José Ivo Vannuchi, também participou da audiência.
A ministra gostou do projeto e disse que será “uma justa homenagem a um dos mais destacados representantes da música popular brasileira”. Ana de Hollanda orientou os visitantes a encaminharem o pedido para receber os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Ela aceitou o convite feito pela prefeitura de Juazeiro e deverá estar presente no município, no dia do lançamento do projeto.
(Texto: Nemésia Antunes e Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }