SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quem é Charles Roger Hargreaves? Homenageado do Google de hoje.






Charles Roger Hargreaves (9 de maio de 1935 —
 11 de setembro de 1988) foi um autor e ilustrador britânico de livros infantis, mais conhecido por seu trabalho nas séries Mr. Men e Little Miss. Suas histórias simples e singelas, combinadas a ilustrações de cores vivas e traços fortes, permaneceram na cultura popular por mais de 25 anos, sendo traduzidas para 15 idiomas e vendendo mais de 100 milhões de cópias ao redor do mundo.

Filho do produtor de lã Alfred Hargreaves e de Ethel Pickles, Charles Roger nasceu em 1935 em Cleckheaton, Yorkshire. Deixou a escola em 1953 para ajudar na lavanderia de seu pai, sendo forçado a também abandoná-la quando foi convocado pela aeronáutica em 1955, servindo na Força Aérea Real até 1957. Nesse meio tempo Alfred morreu, e sua loja, vendida. De volta à vida civil, Roger passou a trabalhar no ramo publicitário.

No começo da década de 1970, já casado, com filhos e determinado a passar mais tempo em casa com sua jovem família, Roger decidiu se dedicar à escrever e ilustrar livros infantis. Seu projeto era criar histórias curtas o bastante para serem lidas em pouco tempo que, combinadas a imagens de cores vibrantes e chamativas, seriam apresentadas em livros de formato pequeno, características destinadas a agradar e se adequar ao universo infanto-juvenil.

Em 1971, enquanto trabalhava na campanha de um cliente, Roger esboçou o primeiro de seus personagens, e em agosto do mesmo ano eram lançadas pela editora Fabbri and Partners Ltd os primeiros seis livros de uma série chamada Mr — Mr Bump, Mr Greedy, Mr Happy, Mr Nosey, Mr Sneeze e Mr Tickle. Em 1974, como parte de um projeto de licenciamento dos personagens, os livros foram renomeados para Mr Men, nome pelo qual acabaram tornando-se célebres.

O empreendimento de licenciar suas criações para que empresas terceirizadas produzissem produtos variados garantiu a Roger a continuidade do sucesso de suas obras, que em 1981 haviam vendido apenas no Reino Unido mais de 31 milhões de cópias. Além dos livros e do merchandising, Mr Men deu origem também a tiras diárias publicadas no Daily Mirror, um desenho animado exibido pela BBC e o spin-off Little Miss.

Após sofrer uma série de derrames, Roger Hargreaves morreu em 1988 na cidade de Royal Tunbridge Wells, em Kent, aos 53 anos.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }