SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

domingo, 27 de março de 2011

DIA NACIONAL DO GRAFITE - 27 DE MARÇO


Faixa decorada por grafiteiros em Olinda.
Você sabia que hoje é o dia nacional do grafite? Essa data existe há 21 anos e é uma homenagem ao artista plástico etíope, naturalizado brasileiro, Alex Vallauri. O cara dedicou seus anos de vida para espalhar obras de artes grafitadas nas paredes da cidade de São Paulo e de Nova York.
Em 27 de março de 1987, infelizmente, Alex deixou apenas lembranças, sendo uma das vítimas da Aids.Um ano após sua morte, esse dia foi instituído. O trabalho de Vallauri inspirou diversos artistas e tornou a arte do grafite mais conhecida e respeitada no país.
Em comemoração ao dia nacional do grafite, celebrado em 27 de março, diversas regiões do país realizam, nesta semana, um conjunto de atividades para reunir artistas e mostrar ao público a preciosidade da arte.
Grafite, também escrito usualmente como graffiti (em italiano), é uma vertente do hip hop que se consolidou, nos últimos anos, como uma forma artística de expressão no âmbito das artes visuais, sobretudo da arte urbana.

Alex Vallauri é uma grande referência da cultura do grafite no Brasil, tanto para artistas que, como ele, já pintavam nas ruas nos anos 70, quanto para os jovens grafiteiros de hoje. Vallauri tornou-se conhecido por ter realizado, na cidade São Paulo, várias intervenções artísticas com a técnica do molde vazado (stêncil), herdada do movimento Pop Art.



Um comentário:

Jennifer disse...

Que coisa mais linda !
Muito perfeito o que os grafiteiros conseguem fazer.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...