SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

terça-feira, 8 de março de 2011

Companheiras de jornada, acho que o texto de Nicolai Cursino encaixa ao nosso dia, a começar pelo título LIDERE COM O CORAÇÃO.

* Nicolai Cursino

Procuro uma pessoa que lidere com o coração.

Eu tenho visto muito nas empresas, jornais, revistas e nas escolas de MBA, uma série de ensinamentos a respeito da arte de liderar pessoas.

Alguns ensinam a estabelecer metas e objetivos claros, apontar a direção que se quer chegar e garantir que as pessoas e os números estão no caminho certo. Outras focam no ensinamento, no líder, que como um professor, estimula as pessoas a pensarem, questionarem, e a partir de suas próprias idéias descobrirem novas maneiras de fazerem as coisas.

Há outros que acreditam que liderança tem a ver com inspiração, com motivação. É quando você é capaz de incentivar, pressionar, gritar e tirar leite das pedras. Fazer com que as pessoas dêem muito mais do que imaginavam ser possível, acreditando mais em si mesmas do que acreditavam antes.

Outros líderes estão muito mais preocupados com os processos do dia-a-dia. Prestar atenção para saber se todos estão fazendo o que é para ser feito do jeito certo, se as contas estão em dia, se o planejamento está sendo seguido e, na melhor das hipóteses, oferecendo prêmios e recompensas para aqueles que atingirem o pré-estabelecido.

Alguns mais atenciosos abrem seu precioso tempo para uma atenção individual, um momento de feedback, um almoço com aquela pessoa da equipe que parece produzir menos, um tanto perdida, talvez incomodada com algo que não está claro a olhos nus. É possível trazê-la de volta ao grupo. Só é preciso um pouquinho de atenção.

Outra categoria, que eu particularmente admiro muito, é a do líder visionário. Aquele que imagina um mundo melhor, um sonho grande, sem o qual parece impossível viver mais um minuto sem que ele exista. Esse sonho é de um mundo melhor pra ele e para todos os outros ao seu redor, que é claro, não resistem a se engajar nessa direção e nessa construção. Martin Luther King nos ajudaria aqui.

Eu realmente não tenho mais certeza, em qual é a liderança que eu procuro.

Não a melhor liderança, pois o que é melhor para um certamente não é para outro. Há momentos e situações onde certamente é preciso de controle, ordens claras, planejamento, direção, motivação, recompensas, atenção e visão, sonhos grandes.

Ao longo da história temos visto líderes que são especialistas, mestres em uma e às vezes em até algumas das características acima. Alguns poucos excepcionais, em quase todas elas.

E ainda assim, tenho visto essas pessoas nos liderarem para desastres. Destruição e morte física do nosso planeta. Urgência, competição, correria e imagem pura, estampados nas capas de revista e no Big Brother, como se fossem belos e desejados.

No mundo em que eu gostaria de viver, os líderes saberiam um pouco de tudo que falamos, mas saberiam também, que isso não é o mais importante.

Eles liderariam pelo coração, e sendo assim, pelo amor. Não há nada mais verdadeiro na liderança que precisamos hoje do que amor.

O amor vai orientar decisões que levem em conta cada uma das pessoas, suas famílias, seus sonhos. O amor vai nos fazer humildes, e nos lembrar que servimos àqueles que nos seguem, e não ditamos ordens. O amor vai nos fazer dedicados, à nossa causa, à nossa empresa, aos nossos resultados e às nossas pessoas. O amor nos lembrará que cada um de nossos resultados, que cada vitória conquistada não é a vitória de uma, mas sim de muitas pessoas, unidas em torno de uma razão comum.

Construir um mundo com mais prosperidade, com mais realização e com mais felicidade. E tem que ser pra todo mundo, não dá pra ser pra uma pessoa só.

Essa sempre foi a única questão importante.

Eu busco um líder que ame, que se dedique de coração àqueles a quem lidera. Que ame o seu planeta e as suas pessoas. Que seja humilde, que se veja como uma delas.

Esse é o líder que eu quero seguir.

Por enquanto, continuo esperando por isso.

Tenho certeza de que estou prestes a encontrar.

*Nicolai Cursino é consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e liderança, com foco no crescimento sustentável das pessoas e das empresas. Sua atuação abrange América Latina, Estados Unidos e Europa. É sócio-diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano.
Fale com ele escrevendo para:
nicolai@iluminattabrasil.com.br

www.iluminattabrasil.com.br


Fonte:Lidere com o Coração – Nicolai Cursino - Jornal Carreira e Sucesso

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }