SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 2 de março de 2011

A arte no Egito.

Sobre o Período
Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização social e riquíssima em suas realizações culturais. Além disso, os egípcios produziram uma escrita bem estruturada, graças à qual temos um conhecimento bastante completo de sua cultura.
Mas a religião é o aspecto mais significativo dessa cultura, pois invadiu toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando a organização social e política da sociedade, determinando o papel de cada classe social e, conseqüentemente, orientando toda a produção artística desse povo.
Além de crer em deuses que poderiam interferir na história humana, os egípcios acreditavam também numa vida após a morte a qual consideravam mais importante do que a que viviam no presente. Inevitavelmte, a arte criada por esse povo refletiu suas crenças fundamentais. Dessa forma, a arte egípcia concretizou-se, desde o início, nos túmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados junto aos mortos. É por isso também que a arquitetura egípcia se realizou sobretudo nas construções mortuárias.
Cronologia do período



Para facilitar a localização, no tempo, de algumas obras da arte egípcia, é oportuno levar em conta a divisão da história do Egito, por períodos, conforme os historiadores costumam fazer e que podemos observar no quadro apresentado a seguir:
Duração
Período
Algumas obras e alguns monumentos.
 
Pré-História
- Principalmente peças de cerâmica.
Por volta de 3.200 a 2.200 a.C.
Antigo Império
- Pirâmide de Djoser.
- Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, Esfinge, Escriba sentado.
Por volta de 2.000 a 1.750 a.C.
Médio Império
- Miniaturas de cenas de vida coletiva.
Por volta de 1.580 a 1.085 a.C.
Novo Império
- Templos de Luxor, de Carnac e de Abu-Simbell.
Por volta do século VII a.C.
Início do período das invasões: assírios, persas, gregos, e romanos dominaram sucessivamente o Egito.
The Trustees of the British Museum,Londres.


Cabeça de Nefertite, c. 1360 a.C.

Visitas Virtuais
Para ter um contato mais de perto com a arte egípcia, é interessante visitar três museus: o Museu Egípcio, no Cairo, o acervo de obras egípcias do Museu Britânico, em Londres e o museu do Louvre, em Paris. Neste último, é importante deter-se na seção Collections e, mais especificamente, no item Antiquités Égyptiennes. Para fazer essa visitas, clique nos endereços abaixo:
Fonte: Editora Ática.

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }