SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dica da professora Sônia Salim conferida por TRIBARTE e repassada aos nossos amigos blogueiros.

Paulo Freire, nosso mais conceituado educador escreveu um belo livro cujo título é "A Pedagogia da Autonomia", que recomendo muitíssimo não apenas as pessoas que trabalham na área. Penso nas linhas e ideias contidas nesta obra e me ocorre que para trabalharmos pela autonomia real e verdadeira de nossos estudantes precisamos, nós mesmos, educadores, atingir tal condição. Mas o que significa ser autônomo? Não é simplesmente viver de forma livre, sem amarras? A condição da autonomia se concretiza quando percebemos o mundo, as pessoas, os recursos, a natureza e tudo o que nos cerca e entendemos que somos parte deste todo, com o qual devemos viver em comunhão!


Sonho com o dia em que as pessoas se disponham a viver mais em comunhão, sem tanto egoísmo, tendo maior disposição para ouvir, articulando-se não apenas em prol de seus interesses apenas, mas sim em prol de mais e mais pessoas. Vejo pelas ruas em quantidade cada vez maior que a distância não é apenas física, mas emocional e, com isso, percebo que precisamos fazer alguma coisa. Não se resolve a vida com cada um olhando apenas para seu próprio eu e sim vivendo a realização coletiva e, neste espaço, fazendo valer suas individualidades, suas características que o(a) tornam único(a). Espero não estar só neste sonho...


Educar é um ato de contínua doação que se processa tanto no amor quanto na dor. O verdadeiro educador é aquele que não apenas afaga, mas também aquele que tem brio, coragem e disposição para dizer não e reorientar os passos de seus educandos quando percebe que eles tomaram a direção errada!


O amor só existe entre os seres humanos. É um conceito e, ao mesmo tempo, é realidade, concretude. Existe na relação íntima e se configura naquilo que sentimos por nossos pais, irmãos, filhos, amigos... Ainda que seja apenas uma ideia que criamos para retratar, descrever ou nos permitir a compreensão de algo que é muito complexo e que mexe com nossas existências de modo tão profundo, o que é certo é que para a humanidade é impossível viver sem o amor!


Viva enquanto há tempo. Cada minuto que temos é valioso. Matéria-prima fundamental que se esgota, em determinado momento se extinguirá por completo e nosso ciclo estará fechado. E o que você está fazendo de sua vida? É o que realmente quer? Está levando adiante seus sonhos? Ou vive um cotidiano que oprime, baseado nas realizações de outros? Será que já morreu em vida e não percebeu, porque também há esta possibilidade, ou seja, que a morte chegou mais cedo do que pensava e você não se deu conta disso! Viver é a melhor resposta! Então, vá e viva!

Por João Luís de Almeida Machado

Fonte: www.vithais.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }