SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

FESTA DO PAPEL EM PORTUGAL

Situada perto da fronteira com a Espanha, Campo Maior é uma tranquila e serena vila do Sul de Portugal onde, “no ano em que coincide a vontade de todos” realiza-se uma das festas populares mais interessantes do país - a Festa das Flores de Papel, também conhecida como Festa do Povo.


Fundada pelos romanos quando três famílias camponesas resolveram se juntar para formar uma povoação e se protegerem mutuamente, a Vila mantém na memória a posterior ocupação muçulmana nas casas caiadas, com toques de azul e ocre.

Por longo tempo pertencendo ao Bispado Espanhol de Badajoz, somente em 1297, com o Tratado de Alcanizes (um armistício entre Espanha e Portugal), foi integrada ao território português.

Sem obrigatoriedade, “no ano em que coincide a vontade de todos”, no mês de setembro os moradores se juntam para enfeitar as ruas de flores de papel em composições alegres e coloridas, atraindo milhares de visitantes.

Obedecendo ao lema “desde que seja de papel, vale tudo”, as criações vão além das flores, numa profusão de objetos multicoloridos e até bonecos de papel.

Além das ruas decoradas, são também encantadoras as suaves melodias - as célebres “saias” - inspiradas em quadras soltas e acompanhadas de ritmo vivo e alegre com pandeiretas e castanholas.

O programa dos festejos inclui a célebre procissão, onde não faltam bailes e fogos de artifício.

Devido a problemas organizacionais da Associação criada pela Câmara Municipal para promover o evento que se agiganta devido ao grande número de turistas, o famoso festival poderá acontecer em 2011, “se coincidir a vontade de todos”.

Fonte: Agradeço a Fernando Claussen que por e-mail enviou-me um lindo slide,  o qual não poderia deixar de postar aqui sobre esta festa belíssima que emana alegria e uma criatividade com papel jamais vista por mim.
Mas fiz uma pequena pesquisa para informar-lhes o que está escrito acima e o site da mesma é http://www.amazoninterart.com

Obs.: Quem quiser ver os slides é só entrar em contato com meu e-mail  (alineartes2009@gmail.com) que enviarei. Beijos.

2 comentários:

Jairo disse...

As imagens e as informações formatam essa festa linda, associada a certeza de uma culinária supimpa. Obrigado.

Aline Carla Rodrigues disse...

Realmente a festa é linda! Um grande abraço, Aline Carla.

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }