SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ESCRITORES BRASILEIROS

Escritores Brasileiros

Sete encontros, de julho de 2010 a fevereiro de 2011, para aproximar público de autores e aguçar o gosto pela leitura

ÚLTIMA EDIÇÃO
1 de FEVEREIRO de 2011
Bartolomeu Campos de Queirós e Vera Holtz

no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro- Teatro I


O último encontro da série Escritores Brasileiros no CCBB RJ traz um ícone da literatura infanto-juvenil, o mineiroBartolomeu Campos de Queirós, acompanhado da carismática atriz Vera Holtz. Durante os últimos meses, a plateia que compareceu ao CCBB teve o privilégio de conhecer de perto, debater, rir e se emocionar com os talentos de Marília Pêra e Nelson Motta, Cássia Kiss e Martha Medeiros, Christine Fernandes e Marina Colasanti, Afonso Romano e Angela Vieira, Veríssimo e Cissa Guimarães, Zuenir Ventura e Eduardo Moscovis. Fechando com chave de ouro, vamos conhecer um pouco mais da obra de um grande autor brasileiro.

O mineiríssimo BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS nasceu no município de Papagaio, e publicou seu primeiro livro,O peixe e o pássaro, em 1974. De lá pra cá, vem encantando jovens, crianças e adultos com sua prosa poética. Já recebeu alguns dos principais prêmios de literatura no Brasil e no mundo, como o Jabuti; oSelo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil; o Diploma de Honra da IBBY, de Londres e o Quatrième Octagonal (França). Como educador, tomou parte em importantes projetos para a Secretaria de Estado da Educação de MG e para o Ministério da Educação. Participa do ProLer, da Biblioteca Nacional, dando palestras e seminários sobre educação, leitura e literatura. Tem mais de 40 livros publicados.


Para ler textos escolhidos por Bartolomeu, nossa convidada especial é a premiada atriz VERA HOLTZ, famosa e queridíssima do público por suas atuações no teatro, cinema e televisão, a atriz se identifica muito com a obra do autor, com quem já se apresentou no CCBB de Brasília. Recentemente, Vera pode ser vista na TV, em Passione, e fez também sua estreia na direção teatral com a peça O Estrangeiro, monólogo interpretado por Guilherme Leme, baseado no romance de Albert Camus.


Escritores Brasileiros é mais uma iniciativa de Marcelo Andrade, idealizador e coordenador deste e de outros programas semelhantes, que já levaram diversos escritores a municípios do interior do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e várias capitais, desde 2005, alcançando mais de 5000 leitores. Esse foi o primeiro ano em que o projeto ocupou os CCBBs de Brasília e do Rio de Janeiro durante sete meses, mantendo sua disposição de incentivar e difundir o prazer da leitura.

A dinâmica dos encontros começa com o autor falando um pouco sobre sua vida e obra, seu processo criativo e sua história. Em seguida, a personalidade convidada lê alguns trechos escolhidos da obra do escritor. Por fim, a plateia vai poder fazer perguntas e conversar o escritor.



ESCRITORES BRASILEIROS

1 de fevereiro, terça-feira - 18h30

TEATRO I

CCBB Rio – Rua 1º de Março, 66 – tel: (21) 3808-2007 – Centro

172 lugares - Acesso para deficientes
Classificação etária: 12 anos
Duração: 105 min.

ENTRADA FRANCA
Senhas distribuídas uma hora antes do evento

Horário de funcionamento do CCBB: de terça a domingo, das 10h às 21h
Informações ao público: (21) 3808-2007- Site: www.bb.com.br/cultura

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...