SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Chris Burden acha que sua obra pode servir de modelo para o trânsito futuro.

Arredores de Los Angeles. No meio de um vale há uma cidade que não para nunca. E ela cabe inteira dentro de um galpão.

Prédios modernos, casas, igrejas. A Torre Eiffel. E não é Paris. Com 55 metros quadrados de área, na verdade esse é o maior autorama do mundo. O inventor diz que se trata de uma escultura.

Bem-vindo à Metropolis-2, uma obra de arte que começou a ser construída há quatro anos pelo artista Chris Burden.

"É um retrato poético de Los Angeles. É, talvez, uma cidade contemporânea que poderia existir em qualquer lugar do mundo eu acho. Funciona como um relógio suíço, é muito precisa", diz ele.

Nenhum engenheiro de tráfego conseguiria contar quantos carros passam por minuto nas 18 rodovias. Mas os criadores ali dizem que são 1,2 mil veículos, além de vários trens que circulam por lá. E todo mundo anda na velocidade máxima permitida: 100 km/h.

O artista acha que a obra dele pode servir de modelo para o trânsito do futuro.

"Quem sabe no futuro, com carros controlados por satélite e computadores. Você simplesmente diz para onde ir e pronto. Esse futuro seria bem mais tranquilo", diz Chris Burden.

Na cidade de Chris, são oito pessoas trabalhando. Elas desenham prédios, montam casas, empurram os carrinhos, ajeitam os trens nos trilhos.

Um artesão conta que estudou artes, mas agora trabalha com os mesmos brinquedos com que brincava quando era criança. Ele diz que está se divertindo.

O criador do enorme brinquedo está ganhando dinheiro. Chris diz que gastou milhões de dólares para montar a cidade. Mas não diz por nada, quanto ganhou. Ele conta que chegou a ser procurado por um investidor brasileiro - mas não revela a identidade dele. Mas a escultura acabou sendo vendida para um americano no início deste ano.

O grande público vai poder visitar a cidade até o ano de 2020, porque até lá ela vai ficar exposta num museu de Los Angeles.

Fonte: http://www.globo.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }