SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

172º ANIVERSÁRIO DE PAUL CÉZANNE




Madame Cézanne em Vermelho Óleo sobre tela, 89 X 70 cm, 1890-1894 Acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP




Paul Cézanne revolucionou a pintura. As alterações de perspectiva, a utilização sem precedentes das cores e das formas geométricas como cilindro, esfera e cone fizeram de sua arte a ponte entre o impressionismo do século XIX e o cubismo do século XX. E, na data em que o pintor completaria 172 anos, a Callis Editora apresenta o título “Cézanne”, de Antony Mason.


A obra, direcionada ao público infanto-juvenil, narra desde a infância do artista até seus últimos anos de vida e discute a influência de sua obra nos movimentos de arte contemporâneos.


Filho de banqueiro, nascido e criado em uma abastada família francesa, Cézanne, ao contrário da maioria dos artistas de sua época, como Van Gogh, dispunha de segurança financeira e teve a possibilidade de se dedicar à pintura.


Aos, dez anos de idade, passou a ter aulas de desenho com um monge espanhol.Mais tarde, para obedecer à vontade do pai, Cézanne, ingressou no curso de Direito em 1859. Mas, desistiu dois anos depois para se dedicar à arte. Mesmo contrariado, o pai acabou por apoiar a decisão do filho.


Cézanne faleceu em 1906, vítima de pneumonia. Sua obra, reconhecida quando ele ainda era vivo, inspirou pintores consagrados como Picasso e Matisse.


“Cézanne” faz parte da Coleção Artistas Famosos, que narra, de forma ilustrada e divertida, para adultos e crianças, a infância, a vida e a obra de nomes como Picasso, Monet, Van Gogh e Michelangelo.




Nenhum comentário:

LinkWithin

.post-body img{ -webkit-transition: all 1s ease; -moz-transition: all 1s ease; -o-transition: all 1s ease; } .post-body img:hover { -o-transition: all 0.6s; -moz-transition: all 0.6s; -webkit-transition: all 0.6s; -moz-transform: scale(1.4); -o-transform: scale(1.4); -webkit-transform: scale(1.4); }