SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 19 de setembro de 2009

Reflexões sobre Intervenção Urbana. Trabalho de Mariana.


"O que hoje chamamos de intervenção urbana evolve um pouco da intensa energia comunitária que floresceu nos anos de chumbo. Os trabalhos dos artistas contemporâneos, porém, buscam uma religação afetiva com os espaços degradados ou abandonados da cidade, com o que foi expulso ou esquecido na afirmação dos novos centros. Por meio do uso de práticas que se confundem com as da sinalização urbana, da publicidade popular, dos movimentos de massa ou das tarefas cotidianas, esses artistas pretendem abrir na paisagem pequenas trilhas que permitam escoar e dissolver o insuportável peso de um presente cada vez mais opaco e complexo." Maria Angélica Melendi



"Cabe observar que, atualmente nas artes visuais, a linguagem da intervenção urbana precipita-se num espaço ampliado de reflexão para o pensamento contemporâneo. Importante para o livre crescimento das artes, a linguagem das intervenções instala-se como instrumento crítico e investigativo para elaboração de valores e identidades das sociedades. Aparece como uma alternativa aos circuitos oficiais, capaz de proporcionar o acesso direto e de promover um corpo-a-corpo da obra de arte com o público, independente de mercados consumidores ou de complexas e burocratizantes instituições culturais." Wagner Baria



Os irmãos Pandolfo são uma dupla de gêmeos grafiteiros, nascidos em São Paulo,em 1974.
Otávio e Gustavo Pandolfo, são formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos. Começaram a grafitar em 1987 na sua própria casa. E gradualmente se tornaram uma das influências mais importantes na cena local, assim ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.
Os trabalhos feitos pelos irmãos estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Grécia, Alemanha, Cuba e Inglaterra, e vários outros países.
Os temas são principalmente críticas políticas e sociais.O estilo se formou tanto pelo hip-hop tradicional como pela grafitagem.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...