SEJA BEM-VINDO!

A ARTE RENOVA O OLHAR!

sábado, 25 de julho de 2009

Van Gogh, curiosidades...









Van Gogh, curiosidades...
Angustiado pela pobreza e por problemas mentais – chegando a ser internado várias vezes em instituições psiquiátricas -, o pintor Vincent Van Gogh tentou o suicídio em 27 de julho de 1890 com um tiro no próprio peito. Moribundo, ele morreria dois dias depois em virtude do ferimento causado pela bala.
Quem sempre ajudava Vincent a comprar suas telas e tintas era o irmão, Theo. É provável que ele tenha escrito quase 800 cartas ao irmão, posteriormente publicadas num livro chamado Cartas a Theo.
Sem dinheiro para pagar modelos, Van Gogh costumava convidar amigos e conhecidos para pintar seus retratos. Um deles, Dr. Gachet (médico que cuidou do pintor em uma de suas internações) é a figura de um dos quadros mais caros de Van Gogh, avaliado em mais de 82 milhões de dólares - em valores de hoje.Apesar de hoje em dia suas obras valerem milhões de dólares, Van Gogh vendeu apenas um quadro durante toda a vida.
Para o pintor holandês, a fama de artista prodigioso foi póstuma.Como tinha o hábito de pintar ao ar livre durante a noite, Van Gogh colocava uma fileira de velas acesas na aba do chapéu para que pudesse enxergar melhor.
O gênio holandês foi examinado por 150 psiquiatras, que, ao todo, deram 30 diagnósticos diferentes, de esquizofrenia a distúrbio bipolar, de sífilis a envenenamento por tintas e de alcoolismo a epilepsia.
Van Gogh pretendia fundar, ao lado de Paul Gauguin, uma colônia de artistas. A idéia, porém, acabou não dando certo. As desavenças entre o holandês e o francês fizeram com que Gauguin largasse o amigo e a idéia da colônia.
Theo van Gogh, irmão do pintor, faleceu 6 meses depois de Vincent. Ambos estão enterrados lado a lado no cemitério de Auvers-sur-Oise.
Filho e neto de pastores protestantes, Van Gogh tentou ingressar num curso de teologia, mas acabou sendo reprovado nos exames. Apesar de não admitido, ele não se deu por vencido. Fez um curso livre na Bélgica e exerceu o papel de missionário junto a comunidades pobres. Diversas peças e filmes foram feitos sobre a vida do pintor.
Van Gogh foi interpretado por Kirk Douglas, num filme dirigido por Vicent Minelli. Outra fera do cinema a dirigir uma produção sobre Van Gogh foi Robert Altman. Fã do holandês, o japonês Akira Kurosawa criou diversas referências ao pintor no filme Sonhos.
A carreira de Van Gogh durou cerca de 10 anos, tempo suficiente para ele pintar 800 quadros. Os dois últimos meses de vida do pintor foram os mais produtivos. No curto espaço de 60 dias, Van Gogh pintou 70 quadros.

Fonte de pesquisa:
www.genedegenio.blogspot.com

Para ser mais preciso foram 879 telas, 1756 desenhos e 10 gravuras e o nome de sua obra vendida em vida é
Vinhedo Vermelho.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...